Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Saúde Bucal: o cuidado começa pela boca!

Sabe aquele cheirinho desagradável que, as vezes, seu pet tem na boca? Isso pode ter graves consequências. Raramente,  os donos de animais têm como hábito cuidar da saúde bucal de seus pets. Isso pode ser observado pelo grande número de animais que chegam aqui na Veterinária Dr. Fiel apresentando sintomas de doença periodontal, por exemplo. O sinal clínico que mais chama atenção dos proprietários, é a halitose, aquele mal cheiro, grande parte por conta da falta de observação da boca do animal e da baixa frequência de consultas preventivas.
Alguns sinais incluem: sangramento e inflamação da gengiva; deslocamento, mudança de coloração ou perda de dentes; acúmulo de placas (tártaro), entre outros. Em casos mais graves, podem ocorrer consequências sérias, inclusive em outras áreas do corpo, como a insuficiência renal e a endocardite séptica, condições graves que podem levar o animal ao óbito.
Para prevenção, existem produtos próprios como pastas de dente, antissépticos bucais, ossos e brinquedos. O mais importante é que os proprietários criem o hábito de higienizar a boca do animal, impedindo ou retardando a formação de placas, eliminando o mal cheiro. Quando a doença periodontal está instalada, geralmente, é necessária a intervenção cirúrgica. Nesse caso, o animal pode ter que passar por uma tartarectomia e/ou ter dentes extraídos. Hoje, a odontologia veterinária é uma área em ascensão, e alguns animais chegam a utilizar aparelhos fixos, fazem tratamento de canal e outros procedimentos complexos,  antes realizados apenas em humanos.
Marque uma consulta para avaliar a saúde bucal do seu animal e o direcionaremos para o melhor tratamento.

Alexandre Khuner - Médico Veterinário - CRMV 11.737 RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário