Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Anticoncepcional: o veneno em forma de remédio.


Há anos a medicina humana faz uso de medicamentos anticoncepcionais como forma de prevenção de gravidez. Da mesma forma, em meados de 1990 diversos tutores de animais começaram a optar pelo uso desses medicamentos a fim de controlar os índices de natalidade entre eles.
Incentivados pelas propagandas da indústria farmacêutica e seduzidos pelo baixo custo desses medicamentos, muitos tutores fizeram uso desses anticoncepcionais em seus animais sem nunca se questionarem do mal que estavam causando a eles.
E você? Sabe como agem tais medicamentos no organismo de seu animal?
Os anticoncepcionais são medicamentos utilizados para impedir a prenhez, formulados a base de hormônios sintéticos que imitam a ação dos hormônios naturais no organismo, manipulando o ciclo estral, impedindo o cio. O organismo é um sistema que busca sempre o equilíbrio, e os hormônios participam ativamente da homeostasia (equilíbrio orgânico).  A utilização de anticoncepcionais gera uma modificação desse equilíbrio, e predispõe o animal ao desenvolvimento ou agravo de condições como tumores de mama ou piometrite.

O desequilíbrio orgânico causado por tais medicamentos, também pode ser gerado por rações que possuam em sua composição disruptores endócrinos (agrotóxicos, por exemplo), substâncias que interferem na ação ou produção dos hormônios. Além dos hormônios sexuais, outros hormônios podem ser afetados por esses componentes e gerar doenças.

A melhor forma de impedir a prenhez será sempre a castração, onde são retirados os ovários e o útero, diminuindo drasticamente a possibilidade de desenvolvimento de algumas patologias, e impedindo completamente outras.

A Veterinária Dr. Fiel reitera que é contra o uso de medicamentos anticoncepcionais em animais e alerta: o que gera economia hoje pode gerar gastos e muito sofrimento no futuro.

Seja fiel a quem te ama. 

Alexandre Kühner - Médico Veterinário - CRMV 11.737 RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário